sábado, 9 de maio de 2009

Hiprtexto

Quando iniciamos um curso de tecnologias nos deparamos com termos específicos e muitas vezes desconhecidos por nós. E um termo que me chamou a atenção foi o Hipertexto. Então...
O QUE É HIPERTEXTO?

Um hipertexto apresenta-se composto por textos verbais e não verbais, como imagens e sons, possuindo diversificado aparato paratextual na forma de referências, gráficos, remissões, bancos informacionais, tudo isso demandando um suporte tecnológico cujo acionamento se faz ao simples toque de um elemento eletrônico de ligação. E, embora o alcance desta nova maneira de produção textual não tenha sido amplamente avaliado, os teóricos do hipertexto têm caminhado em tal direção, buscando estabelecer pontos comuns entre realidades que se afiguram como absolutamente distintas quais sejam: o desenvolvimento tecnológico que torna possível a existência do hipertexto e as teorias do texto que já se tornaram clássicas e que atribuem ao texto impresso muitas daquelas características inerentes à textualidade informática.
Assim fica interessante compreender o que é um hipertexto, mas para que ele serve?
O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta.
Isso quando relacionado à educação, quando vamos utilizar a internet em sala de aula. Contudo, para que isso de fato aconteça, faz-se necessário que o educador vislumbre a educação e a sala de aula com outro olhar e perca o medo de ter a tecnologias e as Tic como aliadas ao seu serviço de ensinar. Assim:
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção.
Agora já podemos perder o medo dessa forma de textualização e utilizá-la com segurança em nossas salas de aulas.

Nenhum comentário: